quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vergonha!

No século XIX, Vitor Hugo se recusou a apertar a mão de D.Pedro II, porque era Imperador de um país que convivia naturalmente com a escravidão. Hoje Vitor Hugo não apertaria a mão de um brasileiro para parabenizá-lo pela 7ª posição entre as potência econômicas mundiais, convivendo naturalmente com a tragédia social ao seu redor.

Estamos a frente de todos os países do mundo, menos seis deles, no valor de nossa produção, mas não preocupamos por estarmos, segundo a Unesco, em 88º lugar em EDUCAÇÃO.


Cristóvão Buarque


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Texto para auxílio na criação da Missão da sua empresa

Achei este texto e acredito que pode ajudá-los a criar a Missão da empresa que estamos trabalhando em sala de aula. Corrigindo os trabalhos, percebi que a maioria teve um pouco de dificuldade nesta tarefa. Pense que a Missão de uma empresa é como a missão de um ser humano na terra. Cada um de nós tem um propósito na vida, objetivos, vontades. Então, assim também são as empresas. Leia o texto e veja se a Missão que você criou está de acordo com o que você realmente quer para sua empresa.

----------------------------------------------------------------------

Criar a missão da sua empresa

por Cátia Rodrigues

Líder nenhum deve deixar de fazer a seguinte pergunta: “Para que, e por que, minha empresa existe?” Ou, em outras palavras, “qual é a missão da empresa em que trabalho?” De acordo com Dorival Donadão, sócio-diretor da DNConsult, consultoria paulistana especializada em gestão organizacional, há certas questões, ligadas aos valores e à missão das empresas, que nunca podem ficar no ar. “A construção de uma declaração de missão é o primeiro passo para a definição do modelo de gestão da companhia. Por isto é tão importante”, explica ele. Veja a seguir as suas sugestões para viabilizar esse processo.

Discuta as estratégias – Segundo Donadão, a declaração de missão nasce a partir das estratégias de negócio estabelecidas pelo dono ou presidente da companhia. Portanto, sente-se com um deles antes de dar início aos trabalhos.

Seja sincero na definição - O que fazemos de melhor? Quem são nossos clientes potenciais? Quais os valores que agregamos para esses mesmos clientes? Eis as perguntas básicas para dar início a uma boa declaração de missão. Desde que, é claro, elas sejam respondidas de maneira objetiva - e, sobretudo, honesta.

Elabore uma frase – Uma vez definida a missão, é hora de criar uma frase curta, precisa e de impacto. Algo que traduza a razão de ser da empresa. “À primeira vista, isso pode parecer uma bobagem, mas não é”, afirma Donadão. “A frase permite maior assimilação por parte de todos (públicos interno e externo).”

Atenção ao público-alvo – Um dos propósitos da declaração de missão é definir, com clareza, o objetivo principal da empresa. Essa, portanto, é uma ferramenta valiosa no sentido de conscientizar os colaboradores das estratégias corporativas. E, ao mesmo tempo, mostrar aos fornecedores, clientes e parceiros a posição que a companhia ocupa - ou pretende ocupar - no mercado.

Alie missão com visão – Feita a declaração de missão, o próximo passo é definir a ‘visão’. “É a visão que estabelece, de maneira pragmática, as metas que a empresa quer alcançar num determinado espaço de tempo” , diz Donadão.

Envolva os diversos setores - Cada área da empresa deve definir seus objetivos e metas de trabalho específicos, de acordo com o que ficou estabelecido nas declarações de missão e visão. Segundo o consultor, essa é a melhor forma de garantir sua consolidação.

Fonte: site www.canalrh.com.br

Missão, visão e valores

Missão: È o que a empresa pratica hoje, é realmente as atividades atuais da empresa. Ex.: Desenvolvimento de sites institucionais, transacionais, com recursos de download, upload, envio e recebimento de e-mail, vídeo conferencia etc. 


Visão: É a perspectiva da empresa a longo prazo, onde a empresa pretende chegar dentro de alguns anos, porem algo atingível. Ex.: Ser a maior e melhor empresa desenvolvedora de sites do Brasil com 1 filial em cada estado brasileiro. 


Valores: São as qualidades que a empresa apresenta contem adquirida com o passar dos anos. Ex.: Tradição, Qualidade, Seriedade, Excelência, Competência etc.


Porque é tão importante divulgarmos dentro de nossa empresa esses conceitos? Para que todos juntos trabalhem por uma “causa”, temos que motivar nossos talentos a “lutar” por uma causa que é a Visão da empresa empregando os valores como ferramenta.
Fonte: site www.administradores.com


Exemplos:




Missão
  • Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.
Visão
  • Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.
Valores
  • Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética;
  • Nossa comunicação deve ser clara e precisa;
  • Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado;
  • Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

Visão
Ser o melhor laboratório farmacêutico do Brasil, preferido pelos consumidores e profissionais de saúde, por viabilizar o acesso a produtos e serviços inovadores que proporcionam saúde e bem-estar para toda a população.
Missão
Disponibilizar continuamente, com qualidade, criatividade e rentabilidade, produtos e serviços inovadores e acessíveis, que promovam a saúde e bem-estar dos consumidores, com colaboradores motivados e capacitados e respeito às pessoas e ao meio ambiente.
Valores
  • Integridade
  • Respeito às Pessoas
  • Respeito ao Meio-Ambiente
  • Espírito Empreendedor
  • Inovação
  • Crescimento Sustentável

Missão

Ser o banco popular dos brasileiros que promove a cidadania financeira, com inclusão bancária e acesso fácil ao crédito, incentivando a geração de trabalho e renda para o desenvolvimento econômico e social.
Visão
Lideramos e somos referência no mercado de microfinanças, especialmente em microcrédito produtivo, por termos proporcionado satisfação aos nossos clientes.
Somos reconhecidos por possibilitar educação financeira, favorecendo a capacidade de auto-gestão e o surgimento de novos empreendedores.
Nossa premissa é oferecer soluções com qualidade, confiabilidade e agilidade, a custo baixo, apoiado por tecnologia adequada e canais de atendimento diversificados e convenientes.
Nosso resultado econômico é sustentável. Somos efetivos na execução financeira das políticas sociais e de crédito e contribuímos para o desenvolvimento regional. Atuamos de forma integrada ao Conglomerado e qualificamos novos clientes para o Banco do Brasil, cuja atuação complementamos.
Nossos funcionários são especializados no mercado de microfinanças e estão satisfeitos e motivados com as condições de trabalho que propiciamos.
Nossos parceiros estão satisfeitos em atuar com o Banco, pois a operação contribui para o sucesso de seus objetivos e possibilita sua participação no desenvolvimento econômico e social do País.






ORGANOGRAMA

É  representação gráfica da estrutura organizacional da empresa.

Diagrama organizacional ou organigrama.

Mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações entre seus ,membros.

------------------------
Coloquei dois exemplos de organogramas para que vocês possam se basear melhor na construção de um.



organograma  é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.
Credita-se a criação do organograma ao norte americano Daniel C. MacCallum (EUA) por volta de 1856, quando esteadministrava ferrovias nos EUA. Desde então o organograma se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.
Na criação de um organograma deve-se levar em consideração que ele é uma representação da organização emdeterminado momento e, pode portanto, mudar. Para isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.
Fonte: www.infoescola.com/administração


LEI DA OFERTA E DEMANDA

Demanda  é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado como consumo.

Oferta  é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo.

Em economia, a Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. 

ELASTICIDADE

A Elasticidade Preço da Procura ou Elasticidade Preço da Demanda (algumas vezes escrita com hífen Elasticidade-preço...) é uma medida que indica a sensibilidade da procura face a alterações no preço de um bem, mantendo todas as outras coisas constantes.[1]
A lei da oferta e da procura conclui a existência de uma relação inversa entre a quantidade procurada e o preço, ou seja, quanto menor o preço, maior deve ser a procura do bem.

Nossa! Quanto tempo!

Fiquei 3 meses sem postar nada. Fiquei em função da viagem à Cuba antes e depois. Parece que somente agora a vida está se restabelecendo em plena forma novamente.

Então a pedidos, voltarei a postar matérias e informações sobre Administração. É, o povo cobra, e está bem certo.

Bjs e feliz Páscoa atrasada!