segunda-feira, 9 de abril de 2012

Texto para auxílio na criação da Missão da sua empresa

Achei este texto e acredito que pode ajudá-los a criar a Missão da empresa que estamos trabalhando em sala de aula. Corrigindo os trabalhos, percebi que a maioria teve um pouco de dificuldade nesta tarefa. Pense que a Missão de uma empresa é como a missão de um ser humano na terra. Cada um de nós tem um propósito na vida, objetivos, vontades. Então, assim também são as empresas. Leia o texto e veja se a Missão que você criou está de acordo com o que você realmente quer para sua empresa.

----------------------------------------------------------------------

Criar a missão da sua empresa

por Cátia Rodrigues

Líder nenhum deve deixar de fazer a seguinte pergunta: “Para que, e por que, minha empresa existe?” Ou, em outras palavras, “qual é a missão da empresa em que trabalho?” De acordo com Dorival Donadão, sócio-diretor da DNConsult, consultoria paulistana especializada em gestão organizacional, há certas questões, ligadas aos valores e à missão das empresas, que nunca podem ficar no ar. “A construção de uma declaração de missão é o primeiro passo para a definição do modelo de gestão da companhia. Por isto é tão importante”, explica ele. Veja a seguir as suas sugestões para viabilizar esse processo.

Discuta as estratégias – Segundo Donadão, a declaração de missão nasce a partir das estratégias de negócio estabelecidas pelo dono ou presidente da companhia. Portanto, sente-se com um deles antes de dar início aos trabalhos.

Seja sincero na definição - O que fazemos de melhor? Quem são nossos clientes potenciais? Quais os valores que agregamos para esses mesmos clientes? Eis as perguntas básicas para dar início a uma boa declaração de missão. Desde que, é claro, elas sejam respondidas de maneira objetiva - e, sobretudo, honesta.

Elabore uma frase – Uma vez definida a missão, é hora de criar uma frase curta, precisa e de impacto. Algo que traduza a razão de ser da empresa. “À primeira vista, isso pode parecer uma bobagem, mas não é”, afirma Donadão. “A frase permite maior assimilação por parte de todos (públicos interno e externo).”

Atenção ao público-alvo – Um dos propósitos da declaração de missão é definir, com clareza, o objetivo principal da empresa. Essa, portanto, é uma ferramenta valiosa no sentido de conscientizar os colaboradores das estratégias corporativas. E, ao mesmo tempo, mostrar aos fornecedores, clientes e parceiros a posição que a companhia ocupa - ou pretende ocupar - no mercado.

Alie missão com visão – Feita a declaração de missão, o próximo passo é definir a ‘visão’. “É a visão que estabelece, de maneira pragmática, as metas que a empresa quer alcançar num determinado espaço de tempo” , diz Donadão.

Envolva os diversos setores - Cada área da empresa deve definir seus objetivos e metas de trabalho específicos, de acordo com o que ficou estabelecido nas declarações de missão e visão. Segundo o consultor, essa é a melhor forma de garantir sua consolidação.

Fonte: site www.canalrh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário