segunda-feira, 9 de abril de 2012

ORGANOGRAMA

É  representação gráfica da estrutura organizacional da empresa.

Diagrama organizacional ou organigrama.

Mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações entre seus ,membros.

------------------------
Coloquei dois exemplos de organogramas para que vocês possam se basear melhor na construção de um.



organograma  é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.
Credita-se a criação do organograma ao norte americano Daniel C. MacCallum (EUA) por volta de 1856, quando esteadministrava ferrovias nos EUA. Desde então o organograma se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.
Na criação de um organograma deve-se levar em consideração que ele é uma representação da organização emdeterminado momento e, pode portanto, mudar. Para isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.
Fonte: www.infoescola.com/administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário