Detectar e entender o comportamento da sociedade e como suas motivações e desejos se refletem no consumo não é fácil. O Observatório de Tendências Ipsos capta as tendências de consumo nas principais capitais do mundo, identifica e analisa movimentos e fenômenos em nível macroeconômico, político e social, além de reflexos no consumo, comportamento, manifestações culturais, arquitetura e na propaganda.
Veja os sete perfis de consumo levantados pela Ipsos.
1. Go Bubbles – Tudo ao mesmo tempo e agora: Perfil da ausência de limites. Se por um lado o indivíduo dispunha da possibilidade de acesso praticamente irrestrito às informações e contatos, por outro, ele também tinha que estar disponível e atento a tudo para acompanhar esse ritmo. Estar “conectado” não significa, necessariamente, estar ligado a tudo o que acontece no mundo o tempo todo. Filtrar, selecionar e bloquear informações possibilitou limites. Estas são as principais marcas da Tendência Go Bubbles.
2. Hiper Sense – O desejo pela intensidade, surpreender e ser surpreendido, arriscar-se, ousar, fazer algo diferente. Essas manifestações continuam, mas surgiram formas mais elaboradas de se fazer notar e de sentir. Muitas vezes associadas a mensagens edificantes: minar preconceitos, atenuar tabus, manifestar uma ideia… A ênfase agora está em despertar os sentidos de maneira inusitada, ilusionar, misturar, sobrepor os sentidos. Estas são as marcas da Tendência HiperSense “maximização dos sentidos”.
3. Venus Fever – A discussão sobre os papeis sociais do homem e da mulher já não ocupa mais destaque. Nota-se que a questão saiu de público e está mais evidente no âmbito privativo. A mulher não se sente tão ameaçada. Da mesma forma, o homem é mais sensível e parceiro.
4. Living Well – Identificamos duas vertentes: Finitude e Longevidade. “Tem que ser hoje, porque pode acabar amanhã. Tem que ser todo dia, pois pode durar 90 anos”. Diante disso evidenciamos, de um lado, forte valorização do momento. Do outro, evidencia-se preocupação com futuro, manifestações de generosidade, dedicação aos outros e contribuição.
5. ID Quest - Maior valorização da memória afetiva. Esse perfil tem importante destaque: buscar raízes para saber quem é. Amigos são mais valorizados, mesmo que o contato seja virtual. Sente-se culpa por ter se distanciado dos laços afetivos mais reais. São manifestações afetivas, como design de época, objetos do passado. Tudo em busca de uma relação mais emocional e mais afetiva como possibilidade de constituição da própria identidade.
6. My Way - Ser único e múltiplo é o tom desse perfil. A indústria a serviço da customização com possibilidades cada vez mais fáceis e acessíveis de se diferenciar. Essa individualidade também está na relação com o outro. O exercício da criatividade está na capacidade de transitar por vários estilos, atitudes e comportamentos. Protagonismo e criatividade.
7. Know Your Rights – É a mais atual das tendências. Assume o termo “consumir é existir”. Com ramificações para o consumo crítico, ético e sofisticado. Repudia-se a excesso do capitalismo a na forma de produção. Ética e estética aglutinam-se: “é feio jogar papel no chão”. Festa do consumo responsável, dia sem compras, loja gratuita, são exemplos claros dessas misturas. As manifestações de insatisfação, repúdio e até vingança contra organizações e marcas proliferam-se na rede. A ideia de excessos pode comprometer a imagem pessoal.
Fonte: Mundo do Marketing, Ipsos
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