Steve Jobs anunciou sua saída do comando da Apple. Ok, mas quem é esse cara, o que é CEO e por que está todo mundo falando nisso?
Pra você que estuda Administração saiba que Steve Jobs é um dos maiores administradores da nossa era. Ele dirigiu a Apple (empresa criadora do IPod e do IPad) por duas vezes. Na segunda, voltou para salvá-la da falência. É notoriamente um grande inovador e grande “marketeiro”.
No intervalo entre suas passagens pela Apple, comprou os estúdios Pixar e fez dele o maior (e no meu ponto de vista, o melhor) produtor de desenhos animados. Produziu, entre outros, Toy Story, Procurando Nemo e Carros. Acabou vendendo a Pixar para Walt Disney e nesta negociação tornou-se um dos maiores acionistas do lendário estúdio americano.
Especulações dizem que a luta contra o câncer de pâncreas fez com que se retirasse da liderança da gigante dos computadores aos 55 anos.
Sua personalidade antagônica (é budista mas tinha acessos de raiva com seus funcionários) e sua rivalidade com Bill Gates também marcam sua brilhante trajetória.
Bem, respondendo ao segundo questionamento: o que é CEO?
CEO - chief executive officer (lê-se “ciou”)
É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros.
É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros.
Agora, juntando todas estas informações, acredito que dá pra entender porque esta notícia está repercutindo tanto no meio dos negócios, não é?!
Abçs